Dialogando com a cidade é um vlog que se propõe a mostrar locais por este Brasil através de perspectivas diferenciadas… caronas, ônibus, mototaxi, além de saídas a pé, sem um roteiro pré-definido; estes serão alguns dos nossos mediadores. Não temos a pretensão de servir como guia de viagem, mas comunicar sutilezas que despertam aos nossos olhares no decorrer da caminhada.

Sem explicações excessivas, nem frases de efeitos, acreditamos que a cidade fala por si mesma dizendo muito sobre nossa existência. Citando Bruno Zevi (2002):

O fato de o espaço, o vazio, ser o protagonista da arquitetura é, no fundo, natural, porque a arquitetura não é apenas arte nem só imagem de vida histórica ou de vida vivida por nós e pelos outros; é também, e sobretudo, o ambiente, a cena onde vivemos a nossa vida.

Que nessa deliciosa viagem possamos todos nos encontrar, relembrar, (re)conhecer e, quem sabe, sentir-se motivado a (re)descobrir tantos lugares que anseiam e esperam por nosso olhar, ou que, simplesmente, careçamos deles. “Na história da interpretação da cidade, (…) o tema do ‘sublime’ está sempre presente e determinante” (Argan, 1993).

Faça-nos uma visita e deixe seu comentário!

Canal Dialogando com a cidade: http://www.youtube.com/user/claudiamagela

Cláudia Sales & Geraldo Magela

___________________________________________________________________

ARGAN, G. C. Urbanismo, espaço e ambiente. In: _______. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ZEVI, Bruno. Saber ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.